Nossa História

PARÓQUIA RAINHA DOS APÓSTOLOS DE CASCAVEL
 
No dia 03 de Junho de 1979, por meio de um Decreto de sua Excia. Revema. Dom Armando Círio, Bispo da Diocese de Cascavel, foi criada a Paróquia Rainha dos Apóstolos, situada na cidade de Cascavel, PR. Desde o memorável dia até o 03 de Junho de 2009 completam-se 30 anos de história. Não poderíamos deixar de mencionar, aos leitores da Revista Rainha, esta comemoração das Bodas de Pérola da referida Paróquia. Com isso pretendemos divulgar o belo trabalho de evangelização realizado pelos Padres e Irmãos Palotinos da Província Nossa Senhora Conquistadora, Santa Maria, RS, nesta comunidade.
 
1. Acontecimentos religiosos que antecederam a criação da Paróquia Rainha dos Apóstolos
 
Antes de ser criada a Paróquia Rainha dos Apóstolos os padres da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora Consolata e do Verbo Divino foram os responsáveis pelo atendimento espiritual das pessoas que habitavam no território da futura Paróquia Rainha dos Apóstolos. Entre 1971 e 1973, foram celebradas várias “missas campais”, na praça Érico Bublitz, em frente a Unioeste (Universidade do Oeste do Paraná), Campus Cascavel – PR. Posteriormente, as missas passaram a ser celebradas em uma das salas da antiga Fecivel (Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Cascavel), hoje a Unioeste.

Por ocasião de uma viagem de férias, o Pe. Palotino  Hermogênio Borin, no ano de 1973, dialogando por várias vezes com o então Bispo da Diocese de Cascavel, Dom Armando Círio, sentiu a necessidade de se construir uma capela para atender as aproximadamente 50 famílias que residiam na comunidade do bairro Universitário. Foi em fevereiro de 1974 que se deu início a construção desta capela, sendo que a missa de inauguração da Capela Nossa Senhora Consolata ocorreu no dia 26 de Maio de 1974.
 
 2. Criação da Paróquia Rainha dos Apóstolos
 
A Paróquia Rainha dos Apóstolos foi criada no dia 03 de junho de 1979 e foi confiada à Congregação dos Padres e Irmãos Palotinos (Sociedade do Apostolado Católico), da Província Nossa Senhora Conquistadora, Santa Maria, RS.

A nova Paróquia foi dedicada à Maria, Rainha dos Apóstolos, pelo fato de ser ela a Padroeira da Congregação dos Padres e Irmãos Palotinos e a venerarem, assim como o fazia São Vicente Pallotti, fundador da Congregação, como o grande modelo do Apostolado Católico. Os primeiros padres que prestaram serviços a esta comunidade, a partir de 1978, residiram numa modesta casa da Congregação, na qual, a partir deste ano, residem os postulantes da Província Nossa Senhora Conquistadora.

Foi o seu primeiro pároco, o Pe. Veríssimo Manfio, que tomou posse no dia da instalação da Paróquia. Para o acompanhar nos trabalhos pastorais, o Superior Provincial na época, enviou para cá o Pe. Mateus Cassol (1978) e, os Padres Alderige Baggio (1979) e Ampélio Pedron (1981).

Para atender bem aos serviços pastorais, o Pároco lutou para ter presente na Paróquia um grupo de Irmãs Religiosas. O sonho do Pe. Verissimo Manfío concretizou-se, com a vinda das Irmãs Catequistas Franciscanas em 1983.

A construção da atual Igreja Matriz teve início em janeiro de 1983 e a missa de inauguração ocorreu em novembro de 1986.
 
3. Pastorais e Movimentos existentes na Paróquia
 
Ao longo da história da Paróquia Rainha dos Apóstolos foram surgindo diversas pastorais e movimentos, queatualmente formam o seguinte quadro: Lareira, Renovação Carismática Católica (Jovem e adulto), Cursilho, Paz e Bem, Jornada Jovem, Catequese, Coral, Bom Samaritano, Conselho de Administração Econômico (CAE), Apostolado da Oração, Legião de Maria, Capelinhas, Mil Ave-Marias, Rosário Perpétuo, Grupos de Família, Pastoral Vocacional, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Criança, Pastoral Litúrgica, Ministros, Conselho Paroquial de Pastoral (CPP), Coroinhas, Infância Missionária, Pastoral Universitária, Aliança da Misericórdia, Movimento João Luiz Pozzobonn, Alcoólatras Anônimos e Pastoral da Pessoa Idosa. Digno de destaque é o grande número de jovens que residem no território paroquial, visto que nele situa-se a Unioeste. Com base nisso, caminha-se em busca de realizar a implantação do Setor Juventude a nível paroquial, seguindo as orientações provindas da Arquidiocese de Cascavel.

Conforme se pode notar, a Paróquia Rainha dos Apóstolos, no tocante às Pastorais e o Movimentos, está bem estruturada. Cada Pastoral os Movimentos possui seu (s) coordenador (es), sob a orientação geral e acompanhamento do Pároco, dos Padres e Irmãs Catequistas Franciscanas. Cada Pastoral e/ou movimento existente tanto ao nível da Paróquia como das Capelas situadas no perímetro urbano e rural.
 
4. Nosso próximo passo: caminharmos juntos na mesma direção (unidade)
 
Desde o dia 03 de Junho de 1979 até o presente momento somam-se 30 anos de uma bela história de evangelização nestas terras paranaenses. Este é um momento de reconhecermos que toda esta história foi iluminada e possibilitada pelo Espírito Santo de Deus, que nunca deixou de enviar seu sopro de luz sobre as pessoas que aqui dedicaram ou dedicam sua vida ao Reino de Deus (padres, irmãos e irmãs, leigos e leigas…). Por fim queremos reconhecer que necessitamos crescer muito como comunidade cristã católica, sobretudo naquilo que se refere à unidade paroquial. Insistentemente afirmamos, e estamos investindo muito nisso, que o nosso próximo passo é caminharmos juntos na mesma direção, ou seja, numa unidade paroquial. Acreditamos que isso é aquilo que se apresenta como mais urgente para nossa comunidade.

Que todos juntos possamos dizer neste dia: Obrigado nosso Deus uno e trino pela sua constante presença em todas as atividades desenvolvidas na Paróquia, desde sua gênese até os dias de hoje.

Estimados leitores da Revista Rainha: lembre-se de todos nós pertencentes à Paróquia Rainha dos Apóstolos em vossas orações, a fim de que possamos crescer cada vez mais como comunidade no amor de Deus e no serviço aos irmãos.
 
Escritor: Mauro José Unser

  • w-facebook
  • YouTube - White Circle

© 2012 -Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos | Cascavel - PR. -  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS