Filhos são a alegria da Família, um dom de Deus

A maioria das pessoas sente naturalmente o desejo de encontrar o amor da sua vida, de formar uma família e ter filhos. Assim aconteceu conosco, Fausto e Aline Zamboni, e até agora foram cinco os frutos que Deus nos enviou: João Miguel, Isabela, Davi, Bernardo e Maria Rosa. Para os padrões de hoje, somos uma família numerosa. Quando dizemos que temos cinco filhos as pessoas em geral arregalam os olhos e não conseguem conter a expressão de espanto, seguida logo por uma piadinha (vocês não têm TV em casa?). Não raro, no desenrolar da conversa, descobrimos que nossos interlocutores são quase todos provenientes de famílias mais numerosas do que a nossa, com seis, dez, doze ou mais irmãos, muitos dos quais não existiriam se os seus pais não aceitassem sem escândalos os filhos que Deus enviou.

Os filhos são um dom de Deus e nos trazem muitas alegrias. Deus não nos deu o dom da vida para usá-lo apenas para nós mesmos, como o servo que enterra seu talento com medo de usá-lo. Nossa vida não nos pertence. O marido, a mulher, os filhos (e os pais): esta é a nossa vida, e por eles precisamos nos doar.

Por estar aberta à vida, que é um dom de Deus, e por conta dos filhos, a Aline, que também é professora, optou por dedicar-se em primeiro lugar à maternidade que, com todas as suas dificuldades, vale mais do que qualquer profissão.

O matrimônio consome o nosso tempo e a nossa energia, traz sempre novos problemas e nos distrai da oração e da busca de intimidade com Deus. Por isso Cristo, em sua infinita misericórdia, elevou o matrimônio a sacramento, para assim nos ensinar como viver o verdadeiro amor. Com a mesma devoção com que nos aproximamos dos demais sacramentos Ele pede que vivamos a vida matrimonial, a cada dia, a cada momento.

É o que Deus quer que façamos. Mas nós, de fato, temos conseguido viver assim o nosso matrimônio? Mesmo com os tropeços e dificuldades diárias, Deus derrama seu imenso amor sobre nós, nos permitindo viver esta linda missão, lembrando sempre o caminho que devemos ainda percorrer para atender ao seu chamado.​