O tempo da Quaresma

13/02/2018

O Tempo da Quaresma é o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã. A Quaresma se estende da Quarta-feira de Cinzas até o domingo de Ramos, e é marcado pelo convite ao recolhimento e à conversão, pela caridade, oração e jejum. São momentos fortes da prática penitencial da Igreja.

É tempo para nos arrependermos, de nossos pecados e de mudar algo dentro de nós, para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. Cristo jejuou e rezou durante quarenta dias (um longo tempo) antes de enfrentar as tentações do demônio no deserto e nos ensinou a vencê-lo pela oração e pelo jejum. Da mesma forma a Igreja quer ensinar-nos como vencer as tentações de hoje. Daí surgiu a Quaresma. Esses quarenta dias, devem ser um tempo forte de meditação, oração, jejum, esmola (caridade), práticas que a Igreja chama de “remédios contra o pecado”.

É tempo para se meditar profundamente a Bíblia, especialmente os Evangelhos, a vida dos santos, viver um pouco de mortificação com a intenção de fortalecer o espírito para que possa vencer as fraquezas da carne. Quaresma é um tempo de “rever a vida” e abandonar o pecado. A Igreja se une a cada ano, mediante os quarenta dias da Grande Quaresma, ao mistério de Jesus no deserto (CalC  nº 540). Enfim, viver o que Jesus recomendou: “Vigiai e orai, porque o espírito é forte, mas a carne é fraca”.