Mãe de Deus e Nossas Mães!

Neste mês de maio, dedicado a Nossa Senhora e as nossas mães, vamos refletir sobre o carinho de Deus, realizado em seu plano de amor, na pessoa da mulher e da mãe. Nós, católicos, desde nossa tenra idade, já fomos crescendo, com esta consciência que temos duas mães que fazem parte de nossa vida, aquela que está no céu, intercedendo junto a Jesus e aquela que nos agraciou, com  o dom da vida, a nossa mãe.

Este sentimento de pertença filial, está entranhado em nosso ser, como não lembrar dessas mulheres, nossas Marias, com tão sublime amor, neste mistério da vida, que nos gerou na intimidade de seu ventre, no silêncio absoluto do Criador, que foi concedendo forma e vida a cada SER. As mães carregam no coração um amor incondicional. São as mães que revelam o amor mais puro, a beleza mais linda no cuidar e estar atentas ao mundo que as circunda, o que exige de nós um reconhecimento diário.

Hoje constatamos a presença de nossas mulheres em todos os ambientes de nossa sociedade. A qual foi conquistando seu espaço com sua maneira própria de Ser. Alguns momentos da história com sua bravura e ousadia, como recordamos, o dia 8 de março de 1857, e outras vezes com sua competência e amabilidade de mãe e mulher.

Olhando para a pessoa de Maria, Mulher, mãe, discípula e missionária seu modelo assemelha-se com a vida de nossas mães, que assumem com muita naturalidade esta missão na vida familiar e comunitária. Podemos dizer que a presença da mulher, são as que alavancam a vida de nossas comunidades, sustentam a missão em momentos árduos e esperançosos. Como recordamos entre tantos momentos da presença de Maria na história da salvação, dois momentos cruciais para nossa fé, ao pé da cruz (Jo 9,25) o sofrimento e a morte e no Cenáculo (At 1,13 -14), animando a comunidade dos apóstolos para o cumprimento das promessas de Jesus, com  vinda do Espírito Santo, o nascimento da Igreja. Estes dois extremos vividos por Maria, de dor e de esperança, tangem profundamente a vida e a missão de nossas mães no seu dia a dia.

Somos profundamente agradecidos a Deus por vocês fazerem a vida e a missão acontecer, na família, na comunidade e na sociedade. Parabéns, queridas mães e nos ensinem o jeito materno de Deus ser. Obrigado por vossa missão e pelo dom da maternidade.

Desejamos, que Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, Mãe de Deus e nossa, vos cubra e vos proteja com seu manto sagrado e como aqueceu no Cenáculo o coração de seus filhos e filhas temerosos, que sua materna interseção seja o vosso auxílio em todos os momentos da vida e missão.