Solenidade de Pedro e Paulo - O encanto dos homens bons

Duas grandes figuras e fundamento do cristianismo, consideradas as colunas da Igreja. Seus nomes revelam algo da missão de cada um deles. Pedro significa pedra e gruta escavada na rocha. Paulo de baixa estatura. Saulo primeiro nome, antes de sua conversão, e a forma do nome de Saul; vindo a significar o implorado. Paulo lutou fervorosamente contra o cristianismo e a favor dele. De perseguidor tornou-se o maior missionário no anúncio de Jesus ressuscitado (1 Cor 15,17), pregava com ardor mesmo não tendo conhecido Jesus de Nazaré. Pedro negou Jesus por três vezes e chegou a ser chamado de “satanás” pelo Mestre. Mostraram-se humanos. Talvez ai habite a firmeza e a segurança que estes homens transmitem para a Igreja.

Frequentemente se diz que Pedro pensou a Igreja internamente e Paulo externamente. Ambos conheceram a morte pelo martírio, entre os anos 64 a 67 da era cristã, em Roma. Paulo morreu decapitado e Pedro crucificado de cabeça para baixo. Assim, o bispo de Roma, que foi o primeiro Papa, passou a ser referência para todo o mundo cristão. Por isso, em sua solenidade litúrgica celebramos o dia do Papa também. Eles nos deixam um grande testemunho de quão exigente é o caminho do seguimento de Jesus. Servem de estímulo para nós enquanto Igreja em missão. Apontam para a resposta a pergunta de Jesus: “E vos quem dizeis que eu sou?”, a qual é dada e reafirmada dia a dia, por palavras e ações que se eternizam em nossos corações, em uma Igreja servidora da Palavra e do Pão.

Assim somos convidados a amar nosso Papa Francisco como alguém que, por generosa doação de si mesmo, assumiu uma missão superior as suas forças e que, por isso, conta com a assistência do Espírito Santo. Não é por acaso que o Papa pede constantemente orações em sua intenção, pedido ao qual nunca podemos deixar de atender com filial afeto!