Ser amigo é ser um modelo de Jesus na vida do outro

Dia 20 de julho celebramos o dia do amigo, e não há como definir a amizade se não como algo divino. É difícil de imaginar como se dá essa relação. Pessoas diferentes que se aproximam, se fazem presentes, aceitam as diferenças e, mais do que isso, fazem a diferença.

Se somos hoje essa grande comunidade certamente ela teve início a partir de um grupo de amigos, de uma pessoa que se permitiu amar, que emprestou o seu coração, os seus olhos, ouvidos, a sua atenção para o outro. Jesus era assim. Antes mesmo de manifestar toda sua divindade Ele já conseguia cativar a todos demonstrando a sua verdadeira humanidade. Um ser humano que deu certo, que aproximava, acolhia, amava, e foi assim até o seu último suspiro quando num gesto de tamanho amor se entregou por nós em uma cruz. “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida por seus amigos” (João 15,13).

Que bonito saber que ser amigo é ser um modelo de Jesus na vida do outro. Já parou pra pensar quantas pessoas já passaram por nós ao longo de nossa vida e deixaram suas marcas? Algumas certamente permanecem até hoje, sendo nosso sustento e sinal do grandioso amor de Deus. Nós somos convidados todos os dias a sermos Jesus na vida de alguém, seja nos momentos de alegria, de tristeza, devemos ser para o outro aquilo que ele não tem no momento. Ser amigo é isso. É partilhar experiências, é sonhar junto, é saber ouvir, é dar os conselhos certos nas horas certas, é sorrir é chorar, é fazer dessa caminhada na terra um pedacinho do céu, uma ponte que nos deixa mais perto de Deus.