MESCES participam de formação na Paróquia Rainha

Cerca de 500 Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão(MESCS), das paróquias do Decanato Oeste, da Arquidiocese de Cascavel,participaram de formação, neste domingo, dia 29, na Paróquia Nossa SenhoraRainha dos Apóstolos, em Cascavel (PR). Com o tema a Exortação Apostólica Amoris Laetitia, sobre o amor da família, do Papa Francisco, assessorado pelopadre Leandro Bego Callegher, da Paróquia Santa Cruz.

O encontro teve início com dinâmica de acolhida eespiritualidade, conduzido pelos membros da Paróquia anfitriã. Na sequência,padre Leandro proferiu sua palestra indicando a necessidade da acolhida paracom os casais de segunda união, bem como o cuidado na preparação dos noivos.“Uma Igreja misericordiosa que acolhe a todos, como uma Mãe acolhe seus filhos.E a partir do amor proponha um caminho de Santidade a ser percorrido”, afirmou.

Apresentou o pedido do Papa de uma Igreja em saída. UmaIgreja que seja capaz de cuidar das 100 ovelhas e não apenas de 99, indo aoencontro daquela que se perdeu. Também, como centro da Exortação papal,destacou o amor como fonte de cura e misericórdia para superar os novos desafiospastorais sentido pelos casais. “O amor supera o relativismo e o legalismo nosajudando a viver a sã Doutrina Católica”, frisou padre Callegher.

Os MESCES são fiéis leigos que colaboram com os ministrossagrados, em diversos âmbitos da pastoral, mas, sobretudo no inefável dom daEucaristia para as pessoas idosas e doentes que estão impossibilitadas departicipar da comunidade. Para tanto, todos os anos a Arquidiocese solicita quehaja um encontro de atualização do ministério.

Na celebração Eucarística de encerramento, padre Nori JoséBroch, Pároco da Paróquia, recebeu a renovação de compromisso dos MESCES. “Nós,Ministros Extraordinários da Comunhão, queremos renovar o compromisso dedistribuir aos nossos irmãos e irmãs na fé o Corpo do Senhor, com o intuito demelhor servirmos a Deus e ajudar a edificar a Igreja”, disseram.

Após a celebração, todos foram convidados para o almoço nasdependências da paróquia. Além disso, vale destacar, a presença dos padres dasparóquias Nossa Senhora de Fátima (Santa Felicidade), Santa Luzia (JardimItália), São Francisco de Assis (Guarujá), São Pedro (Alto Alegre) e da Rainha(Nova Cidade). Os demais padres, devido a outros compromissos pastorais, nãopuderam comparecer.