CNBB lança formação sobre a Campanha da Fraternidade 2019

08/01/2019

Fraternidade e políticas públicas. Este foi o tema escolhido para ser trabalhado na Campanha da Fraternidade de 2019. Trata-se de uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para estimular a participação dos fiéis em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja, no fortalecimento da cidadania e do bem comum.

Como a temática envolve questões muitas vezes complexas, a CNBB disponibilizou uma formação online e gratuita para auxiliar a compreensão individual e comunitária sobre o tema e o lema propostos. O padre Paulo Renato, assessor político da CNBB, é quem conduz as reflexões – gravadas em vídeos. Ao todo, são 3 aulas que visam contextualizar o que é o poder público, os condicionantes nas políticas públicas e os valores cristãos embutidos na busca pelo bem comum.

Na primeira aula, de forma breve e didática, a reflexão aborda os papéis do Estado, do governo e dos cidadãos. Trata-se de uma breve introdução a alguns direitos fundamentais previstos na Constituição que precisam de políticas públicas para vigorarem de modo permanente.

A segunda aula propõe uma reflexão sobre a dimensão participativa dos cristãos na política. O assunto é tratado a partir do subsídio da Doutrina Social da Igreja, que dispensa qualquer bandeira ideológica e ensina, a exemplo de Cristo, a caminhar para relações mais solidárias e caridosas.

Por fim, a última etapa ressalta que “não são grupos ou bandeiras ideológicas que devem ocupar o centro das nossas preocupações no que diz respeito às políticas públicas, mas o ser humano”.

Todo o conteúdo pode ser conferido abaixo:

Aula 1: Ver -  O que são políticas públicas?

Aula 2: Julgar - "Serás libertado pelo direito e pela justiça"

Aula 3: Agir - Fé e vida não se separam