Campanha da Fraternidade 2019: “Fraternidade e Políticas Públicas”

 

A Campanha da Fraternidade deste ano traz como tema “Fraternidade e políticas públicas”, e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27). Mas antes de tudo, faz-se necessário entender o conceito, pois políticas públicas é diferente de falar de “política” e de “eleições”. Políticas públicas se refere “a um conjunto de ações a serem implantadas pelos gestores públicos, com vistas a promover o bem comum, na perspectiva dos mais pobres da sociedade” (Texto-Base, n. 13). São ações e programas desenvolvidos pelo Estado para garantir e colocar em prática os direitos previstos na Constituição Federal e outras leis do país. 


Na história da revelação de Deus, desde os sábios do antigo Israel, os profetas, e até Jesus Cristo, todos souberam formular críticas à sociedade, às ideologias e à religião quando os menos favorecidos estavam sendo desatendidos em suas necessidades básicas. Jesus tem uma atenção toda especial para com os doentes, as crianças, as mulheres, os trabalhadores, os pobres, os excluídos, os pecadores etc. Bateu de frente com as diferentes situações de exploração, escravidão e corrupção na sua época. 


“Esse princípio também é vital na procura por políticas públicas éticas e justas, capazes de assegurar direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis” (Texto-Base, n. 144).


Apresentado no Texto-Base, há a contribuição da Doutrina Social da Igreja, que é fruto das Sagradas Escrituras e da fé viva da Igreja. A contribuição se volta para a dignidade da pessoa humana, com especial atenção aos sofrimentos dos mais pobres, que são presença de Cristo (Mt 25,31ss). 


O princípio da participação dos cristãos leigos e leigas é muito presente na Doutrina Social da Igreja, que pede aos cidadãos intervenção nas tarefas governamentais, exercendo sua cidadania em prol do bem comum. 


Ademais chama a atenção para a necessidade de superar o dualismo existente entre a fé e a política. Este é um elemento importante na Campanha da Fraternidade 2019, pois “fraternidade e políticas públicas fazem parte da vocação humana e devem nortear as ações dos homens e mulheres que, na política, defendem a dignidade humana” (Texto-Base, n. 196).


À luz da fé, o cristão é convocado a participar nos conselhos de direito, audiências públicas, nos fóruns, nas pastorais sociais, nas associações de bairro, nas escolas de fé e política, nos partidos políticos. Participação ativa na mídia tradicional, internet e mídias sociais.  A CF 2019 é um convite para uma maior participação das pessoas na elaboração e na implementação de políticas públicas, projetando o presente e o futuro do Brasil, amparado no direito e na justiça, livre das desigualdades que atingem os mais pobres, levando-os a uma vida digna, inspirados em Jesus Cristo.
 

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

+ Notícias
Please reload

Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter ícone social
Siga
Please reload

  • w-facebook
  • YouTube - White Circle

© 2012 -Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos | Cascavel - PR. -  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS