Quaresma: Jardim ou Deserto? Confira atitudes pra se viver bem este período

Sabemos que neste mês iniciamos a Quaresma - a designação do período de quarenta dias que antecedem a principal celebração do cristianismo: a Páscoa - mas o que temos feito para viver bem este período que tem como principal objetivo, nos relembrar a importância de se viver uma conversão constante?! Isso mesmo, a conversão ela é constante, é diária.

Durante este período, junto à Cristo damos nossos passos em direção à Cruz que nos salvou, mas o mais importante de tudo isso, é que aprendemos e revivemos a força do amor e da misericórdia.

Ao longo desta quaresma, o Papa Francisco, nos leva a diversas reflexões, mas a principal delas é: “converter-nos para fazer da criação um jardim, não um deserto”. Muito tem se dito da importância de nos tornarmos Igreja em saída.

É necessário que voltemos à origem do cristianismo, onde a dor do outro também nos fere.

Precisamos voltar nossos olhos a Deus e contemplarmos sua face sempre com os olhos voltados a Cristo e a nossos irmãos.

MUDANÇA DE ATITUDE

A Quaresma é tempo de conversão. Conversão é mudar de caminho. É você rever tudo que tem vivido, e principalmente mudar aquilo que definitivamente você compreende, em consciência e dentro dos preceitos cristãos, que não está certo. É você rever seu relacionamento com pais, filhos, amigos, colegas de trabalho, esposo(a); modificar sua vida, e permanecer neste caminho que conduz a Deus.

PERDÃO

Quaresma é tempo de perdão. São 40 dias de graças abundantes, em que o Senhor nos mostra uma compaixão infinita, assim também nós devemos fazer. Sermos gratos e perdoar nossos irmãos que nos feriram.

ALGUMAS ATITUDES PARA VIVER BEM A QUARESMA:

CONFISSÃO: A confissão é fundamental nesse tempo. Procure o sacerdote de nossa comunidade, e viva a alegria desse sacramento..

SILENCIAR: Aproveite esse tempo para silenciar um pouco, criar um clima de interioridade, evitando músicas muito altas em casa, no quarto; valorizando as que nos levam a uma maior reflexão e oração.

ORAÇÃO: Separe um tempo do dia para a oração pessoal. Crie em sua casa ou no seu quarto um pequeno altar, ali coloque um crucifixo, uma vela, a Bíblia aberta, para que o ambiente seja convidativo à oração.

MEDITAÇÃO: Nas sextas-feiras, se for possível, medite as estações da Via-Sacra. Isso o ajudará a mergulhar no mistério da Paixão do Senhor.

MISERICÓRDIA: Durante o tempo quaresmal se proponha a também fazer obras de misericórdia. Por exemplo: visitar um doente, visitar um asilo, levar alguma ajuda concreta a uma família mais carente.

PEDIR E DAR O PERDÃO: Se você tem alguém, a quem precisa perdoar, peça a Deus a graça de conceder esse perdão e se foi você que feriu esse alguém, dê o passo em direção à pessoa e peça perdão.