A Mesa - Partilha de Nosso Senhor Jesus Cristo!

 

Jesus quis resgatar a vida humana fazendo-se gente, sentimento, fome, alimento, isto é, ser encarnado na realidade humana. Seu caminho? A vida a partir da mesa, do pão e da festa da partilha. Uma das chaves de compreensão da pessoa de Jesus é a relação d’Ele com a “mesa da refeição”,  pois Ele passou de mesa em mesa, até se deixar fazer pão na grande mesa da Ceia Pascal  (Cf. Lc 22,7-20).

 

Ele entrou na história a partir de uma mesa (cocho) e partiu para o Pai a partir de uma Ceia. Em todos os encontros de Jesus com os excluídos do Reino, Ele sempre os incluiu em suas refeições. Por isso, cada vez que nos reunimos em torno de uma mesa, fazemos memória das “refeições escandalosas” de Jesus com os pecadores, pobres, doentes, marginalizados . . .

 

Ao participarmos da “mesa cristã” nos descobrimos solidários com todo o povo que caminha; ao mesmo tempo, a “mesa do Senhor” quebra em nós qualquer solidão ou muralha e nos ajuda a acolher as pessoas, a amá-las na sua diferença.

 

A partir do compromisso de Jesus com a “mesa da vida”, nossa refeição à mesa nunca mais foi a mesma, pois Ele elevou e plenificou de sentido a mesa e a refeição.

 

Se para nós, a mesa já era bendita, sagrada . . . , depois de Cristo ela se tornou mais ainda um lugar de encontro no sacramento do pão partilhado. Desde então, cada vez que dela nos aproximamos para uma refeição, o Verbo feito carne continua sua ação salvífica, recriando cada vez mais a vida em expansão.

 

Quando um grupo de pessoas se reúne para comer o mesmo alimento, simboliza o propósito ou o desejo de participar da mesma situação, da mesma alegria, da mesma realidade. Comer e beber juntos sempre foi uma forma de expressar a “aliança”, aproximação, união, comunidade! Vamos. Aproximemo-nos da Ceia Eucarística, onde Jesus é o Pão que nos alimenta e faz de nós “comunhão na vida de irmãos”!

Compartilhe no Facebook
Compartilhe no Twitter
Please reload

+ Notícias
Please reload

Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Instagram ícone social
  • YouTube Social  Icon
  • Twitter ícone social
Siga
Please reload

  • w-facebook
  • YouTube - White Circle

© 2012 -Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos | Cascavel - PR. -  TODOS OS DIREITOS RESERVADOS