Paróquia Rainha dos Apóstolos, há 40 anos formando discípulos missionários

04/06/2019

No dia 03 de Junho de 1979, por meio de um Decreto de Dom Armando Círio, então Bispo da Diocese de Cascavel, foi criada a Paróquia Rainha dos Apóstolos. Uma história construída com trabalho e dedicação pelos padres, irmãos e leigos de nossa comunidade, e passados 40 anos temos muito o que comemorar!

O Início

Antes de ser criada a Paróquia Rainha dos Apóstolos os padres da Congregação dos Missionários de Nossa Senhora Consolata e do Verbo Divino foram os responsáveis pelo atendimento espiritual dos fiéis no território da futura Paróquia. Entre 1971 e 1973, foram celebradas várias “missas campais”, na praça Érico Bublitz.

Posteriormente, as missas passaram a ser celebradas em uma das salas da antiga Fecivel, hoje a Unioeste. No ano de 1973 o Pe. Palotino  Hermogênio Borin, dialogando por várias vezes com o então Bispo, sentiu a necessidade de se construir uma capela para atender as aproximadamente 50 famílias que residiam na comunidade do bairro Universitário. Foi em fevereiro de 1974 que se deu início a construção desta capela.

A Paróquia

Foi criada no dia 03 de junho de 1979 e foi confiada à Congregação dos Padres e Irmãos Palotinos, da Província Nossa Senhora Conquistadora de Santa Maria, RS.

O primeiro pároco, o Pe. Veríssimo Manfio, tomou posse no dia da instalação da Paróquia. Para acompanhar nos trabalhos pastorais, o Superior Provincial na época, enviou para cá o Pe. Mateus Cassol (1978) e, os Padres Alderige Baggio (1979) e Ampélio Pedron (1981). Em 1983 vieram as Irmãs Catequistas Franciscanas.

A Construção

A construção da atual Igreja Matriz teve início em janeiro de 1983 e a missa de inauguração ocorreu em novembro de 1986.

Hoje a Paróquia Rainha é composta, além da Matriz, situada no Bairro Nova Cidade, por mais oito Capelas (Divino Espírito Santo, Nossa Senhora da Salete, São José, São Mateus, São Brás, Nossa Senhora Aparecida, São Vicente Pallotti e Santo Antônio).

As Pastorais

Ao todo são cerca de 30 Pastorais e Movimentos que realizam retiros, encontros e atividades sociais. Uma igreja que está viva e que se mantém firme em seus projetos de fé e evangelização.

Nosso Pároco, Pe, Nori

“Que todos juntos possamos dizer neste dia: Obrigado nosso Deus uno e trino pela sua constante presença em todas as atividades desenvolvidas na Paróquia.”