Vocação e Discernimento

Este é o tema para o mês vocacional deste ano. A cada final de semana em nossa liturgia, celebramos o dom das vocações, no primeiro domingo vocação sacerdotal, no segundo domingo dos pais e iniciamos a semana nacional da família, no terceiro domingo da vida consagrada e no quarto domingo dos leigos. Agradecidos por cada vocação, mas também suplicando ao Dono da messe que envie sempre mais trabalhadores para a colheita.

Papa Francisco, nos ajuda com algumas dicas, sobre como descobrir a própria vocação; diz cada vida é fruto de uma vocação divina e indica caminhos para discerni-la.

ESCUTAR; O chamado do Senhor não possui a evidencia própria das muitas coisas que pode ouvir, ver ou tocar na experiência diária de cada um, mas acontece de forma silenciosa e discreta. É preciso preparar-se para uma escuta profunda da sua palavra e da vida e manter-se aberto as surpresas do Espírito.

DISCERNIR; Cada pessoa só pode descobrir a própria vocação através do discernimento espiritual, um processo pelo qual a pessoa, em diálogo com o Senhor e na escuta da voz do Espírito, chega a fazer as opções fundamentais, a começar pela do seu estado de vida, ler por dentro, onde é, e para que está o Senhor a chamar a fim de ser continuador da sua missão

VIVER; A missão cristã é para o momento presente, a alegria do Evangelho, não pode esperar pelas lentidões e preguiças de cada um. Não nos toca se ficarmos debruçados à janela, com a desculpa de continuar à espera de um tempo favorável, nem se cumpre para nós, se hoje mesmo não abraçarmos o risco de uma escolha. A vocação é hoje. Cada pessoa recebe um chamado, seja para vida laical no matrimônio, á vida sacerdotal ou a vida consagrada, para tornar-se testemunha do Senhor aqui e agora.

Que este mês nos traga um profundo despertar vocacional junto, as nossas, famílias e comunidades para o bem e a missão de nossa Igreja.

VOCAÇÃO ACERTADA VIDA FELIZ!