Hoje o Papa Francisco completa 28 anos de bispo

27/06/2020

O Papa Francisco completa hoje 28 anos de sua consagração como Bispo Auxiliar de Buenos Aires, conferida pelo Cardeal Antonio Quarracino, Arcebispo da capital argentina, em 27 de junho de 1992.

Junto com o Cardeal Quarracino, participaram da Missa de consagração episcopal na Catedral de Buenos Aires o então Núncio Apostólico na Argentina, Dom Ubaldo Calabresi; e Dom Emilio Ogñénovich, Bispo de Mercedes.

Pe. Jorge Mario Bergoglio soube que seria Bispo Auxiliar de Buenos Aires em 13 de maio de 1992, como relatou três anos depois no livro biográfico “O Jesuíta”, escrito pelos jornalistas Sergio Rubín e Francesca Ambrogetti.

Ao saber da notícia de sua nomeação, o Santo Padre disse que sua primeira reação foi de surpresa. “Fiquei bloqueado. Como assinalei anteriormente, como consequência de um golpe, bom ou ruim, sempre me bloqueio. E a minha primeira reação também é sempre ruim”.

A nomeação como Bispo Auxiliar de Buenos Aires, aprovada pelo Papa São João Paulo II, se tornou pública em 20 de maio.

Em maio de 1997, cinco anos depois de sua ordenação, foi também o Núncio Calabresi quem lhe informou que o Papa peregrino havia decidido que seria o novo Arcebispo Coadjutor de Buenos Aires, diocese onde serviu até 2013, ano em que foi eleito Sucessor de Pedro.

Fonte: http://www.acidigital.com